A história da minha carreira – Capítulo 03

11 09 2008

Aprendendo a negociar

 

Década de 90, tempo da “inflação galopante”. Na Guarujá Veículos adquiri a minha primeira cota de consórcio. Era uma “cota premiada”, de uma moto CBR 200. Em pouco tempo a moto estava comigo. Então comprei outra cota, “apenas para investimento”.

Da Datapro herdei a minha primeira namorada, a Andrea. Ela era minha aluna. Namoramos por cinco anos. Certo dia, prometi que lhe daria uma moto. Ao chegar à loja, avistei uma moto Honda XLX 350 azul e amarela. Talvez não acreditem, mas havia poucos dias que eu tinha sonhado com esta moto, a qual eu nem sabia que existia! Conclusão óbvia: comprei a moto e a Andrea ficou sem a dela, naquele momento…

Eu negociava o meu salário quase todos os meses, diretamente com o Nacim Mussa Gaze filho, um dos proprietários, filho mais velho do Seo Viola. Então resolvi fazer uma planilha. Nela eu coloquei as minhas despesas principais: Cotas de consórcio, Faculdade e alguma outra coisa que não me lembro agora. Assim, eu conseguia mostrar, claramente, o meu orçamento e o impacto que a inflação tinha sobre ele.  Então, ia conversar com o Nacim e pedia o aumento. Eu tinha que pedir um pouco mais, pois ele sempre “pedia um desconto”. Mas, nunca me recusou o aumento.

Foram as minhas primeiras lições de negociação!


Ações

Information

2 responses

16 09 2008
Renata

Negociar…. A Arte de Negociar….. Quem lhe conhece e sabe das suas histórias de negociação da Xerox comprova o potencial que vc tem. Particularmente, sei de seus sucessos profissionais, e são sucessos pelo simples fato de você negociar no GANHA GANHA.

17 09 2008
André Luís

Obrigado Rê!!

Você é suspeita, mas é sempre bom recebermos um apoio daqueles que estão em nosso convívio, e que por isso, muitas vezes, se esquecem de verbalizar o quê pensam e sentem.

Beijos.

Deixe uma resposta

