WWF-Brasil: 12 anos cuidando da natureza

17 09 2008

Unir conhecimento e paixão para cuidar do nosso planeta é um trabalho árduo, que exige dedicação e compromisso de longo prazo. Há 12 anos, o WWF-Brasil contribui para que a sociedade brasileira conserve a natureza, por meio de ações que ajudam a harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais. Estas ações, desenvolvidas pela instituição e por sua extensa rede de parceiros, beneficiam tanto os cidadãos de hoje, quanto as futuras gerações.

Para o WWF-Brasil, uma organização da sociedade civil brasileira, não é possível conservar a natureza sem o equilíbrio com as ações do homem. A instituição atua na Amazônia, na Mata Atlântica e no Pantanal, além de desenvolver ações ligadas a diversos temas transversais como água doce, educação para sociedades sustentáveis, agricultura, energia e mudanças climáticas. Entre as principais atividades estão projetos de campo, apoio a iniciativas ambientais, disseminação de conhecimento técnico, políticas públicas e conscientização da população.

“Somos guiados pela filosofia da conservação ambiental, pela qual a atividade humana deve estar em sintonia com o meio ambiente. Nos próximos 50 anos estima-se que a população mundial alcance nove bilhões de pessoas. Em quais condições nossos descendentes irão viver?”, questiona o Presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil, Álvaro de Souza.

Essa preocupação tem sido o foco central do trabalho do WWF, desde sua chegada ao Brasil, em 1971. Nessa época, as atividades no País eram desenvolvidas pela Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza do mundo, da qual o WWF-Brasil faz parte até hoje. 25 anos depois, no dia 30 de agosto de 1996, foi criada a organização nacional WWF-Brasil.

De lá para cá, o WWF-Brasil contribuiu significativamente para a conservação da natureza brasileira, por meio da ampliação da consciência sobre a importância do meio ambiente para a vida humana, o que só foi possível graças ao envolvimento e à articulação com diferentes pessoas e organizações. “Nesses 12 anos de atividade, o WWF-Brasil foi movido pela capacidade de reunir diversos setores da sociedade para buscar alternativas e apresentar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável do nosso País”, comenta Álvaro.

Esse trabalho é viabilizado e legitimado não só pelas parcerias com outras instituições brasileiras, mas também pelo apoio recebido pela rede de afiliados do WWF-Brasil e pela Rede WWF. Em 1995, antes mesmo da criação da organização, a psicóloga Marilda Goulart foi a primeira pessoa a se afiliar ao WWF-Brasil. A Rede WWF apóia as ações de conservação da natureza no país desde 1971. “Os afiliados do WWF-Brasil são os corações e mentes que impulsionam o nosso trabalho. São pessoas que apóiam e multiplicam os resultados de nossos esforços pela conservação da natureza”, comenta a Secretária-Geral do WWF-Brasil, Denise Hamú.

Comemorações
Para comemorar o aniversário do WWF-Brasil, a instituição planejou uma série de ações que não só celebram seus 12 anos de trabalho, como contribuem ainda mais para a conscientização e o envolvimento de todos na conservação do meio ambiente. A organização fez uma parceria com a CI, rede de lojas especializadas em intercâmbio e turismo jovem que está comemorando 20 anos de atuação.

Para celebrar os dois aniversários, as parceiras lançam, no dia 3 de setembro, o “Passaporte Sustentável” que traz dicas de turismo para aqueles empenhados em contribuir com a conservação da natureza também durante suas viagens. O livreto destaca que, se realizado de maneira responsável, o turismo é uma oportunidade única de fazer a diferença e reduzir sua Pegada Ecológica.

Para fechar o ciclo de celebração, o WWF-Brasil se uniu às comemorações pelo Dia da Amazônia, em 5 de setembro, com um convidado muito especial. De 2 a 4 de setembro, o cantor Lenine fará uma breve expedição pelo Rio Negro, na Amazônia. Além de entrar em contato com a população e as belezas cênicas da região amazônica, Lenine vai ter a oportunidade de conhecer as ações do WWF-Brasil pela conservação ambiental naquela região. No dia 5 de setembro haverá evento em Manaus, no Teatro Amazonas. Às 19 horas, o WWF-Brasil apresentará, durante um coquetel, suas principais contribuições para a conservação da Amazônia. Em seguida, Lenine se apresentará pela primeira vez no estado do Amazonas, com seu show acústico, enquanto o balão do WWF-Brasil flutua sobre o Largo de São Sebastião.

Fonte: http://www.wwf.org.br – 27 Aug 2008

Ações

Information

Deixe um comentário